domingo, 26 de abril de 2009

Preâmbulo

Não sei exatamente porque decidir começar o blog.

Geralmente eu costumo pensar bastante sobre tudo, e cá estou eu perguntando, qual o sentido de um blog, ou de alguém escrevê-lo?

Pode ser que alguém seja motivado à escrever por alguma idéia narcisista, ou para ganhar dinheiro, ou por tédio, ou quem sabe, simplesmente fazer algo.

Há tempos passou pela minha cabeça a idéia de criar um blog, se eu era capaz, sei lá.. Mas já naquela época não passou por algum crivo superficial que eu tenha dado, e deixei de lado.
Atualmente me vi escrevendo de novo para outras pessoas e eram assuntos no geral, políticos, filosóficos, e as vezes até, coisas 'bobas' mas que pessoas que leram e por algum motivo disseram que gostaram da forma que escrevi.
Normalmente eu não ligo pra isso, porque o que adianta eu escrever bem para uma outra pessoa se eu próprio não me sinto confortável com o que escrevo?
Mas percebi que apesar de tudo, estava me sentindo mais confortável ou mais motivado para escrever e talvez isso tenha sido um impulso para retomar aquela idéia de fazer um blog.
Mas volto; pra quê?

-Eu tenho o quê falar?
-Todo mundo têm o quê falar.
-Se todo mundo têm o quê falar, o que você tem para que as pessoas possam te escolher ao invés dos outros?
-Não sei. Diferença talvez? Porque uma coisa é verdadeira, apesar de haver grupos e grupos com algumas características que os unificam, cada indivíduo tem sua diferença.
-Mas esses mesmos indivíduos diferentes têm suas semelhanças. Portanto sua diferença é essencial?
-Minha diferença pode ser normal, ou pode ser pequena no geral, na probabilidade.
-Se minha diferença é pouco comum, minha semelhança torna-se diferente?

...

Enfim, posso pensar humildemente que estou começando a escrever, simplesmente por escrever, talvez criar uma prática, ou talvez testar a teoria de que ou escrevo bem ou escrevo de forma clara sobre certos assuntos.

Eu ainda não sei como funciona, mas para quem a seção de comentários for aberta, espero que possam opinar sobre o que quiser, talvez continuar alguma discussão que eu tenha começado em um desses tópicos, sei lá.
Estou sendo otimista ao falar com um pseudo-público-leitor na minha primeira postagem. E acho que isso não condiz de verdade comigo, mas reconhecer que isso aconteceu está mais à minha cara.

Afinal, se até Schopenhauer que era um dos maiores anti-sociais que ouvi falar escrevia, que tal eu tentar também?




2 comentários:

  1. Ae Thiago...
    Que ideia inusitada foi essa? hehe

    Realmente todo mundo tem algo a falar, mas poucos têm algo a dizer... e voce é uma dessas poucas(...) Estarei, sempre que possivel, aqui presente para ler o que voce têm a dizer, e na medida do meu vago conhecimento, discutir e opnar a respeito dos variados assuntos que acredito aqui acontecer.

    Abraço,
    Leonardo

    ResponderExcluir
  2. Acredito que todos temos assuntos para pensar, conversar, debater, portanto, escrever.
    Para o Anti-social, não que ele deva mostrar seu pensamento ao mundo para que não comprometa sua ideologia, a idéia passa a ser a autoavaliação e o autoconhecimento por meio de um caderno que seja, de modo que este funcione como um diário público.
    Bom, espero poder conversar sobre idéias que eu apóio e que eu desdenho.

    Um abraço, rÊ.

    ResponderExcluir